Curiosidades

Por que as canetas tem um furinho?

Início do ano letivo é sinônimo de novos materiais escolares. As tradicionais canetas não podem faltar e hoje são vendidas de vários modelos e cores diferentes. Uma curiosidade tem chamado a atenção de muitas pessoas.

Foto – Pixels

Existe um pequeno furo nas canetas tradicionais que sempre gerou curiosidade. Na realidade, tudo faz parte de uma estratégia que evita o seu vazamento. Ao ser injetada, todo o ar é retirado do tubo e a pressão mantém a tinta sempre na ponta.

No entanto, conforme é usada, o espaço ocupado diminuiu deixando um vácuo. É neste momento que o famoso furinho da caneta entra em ação, evitando que ajam possíveis vazamentos.

Outro significado importante

Além disso, de acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos, cerca de cem pessoas morrem todos os anos asfixiadas por objetos pequenos como tampas de canetas.

Diante disso, a empresa BIC começou a fabricar a tampa de suas canetas com um furo, possibilitando a passagem do ar, caso o objeto seja engolido por engano por alguma pessoa. Isso ajuda a evitar os riscos de mortes por asfixia.

Outras empresas também começaram a usar o mesmo designer.

Cesar Nascimento

Sou redator profissional com mais de 12 anos de experiência no ramo, tendo passado por sites como Área VIP e Blasting News.Nas redes sociais, administro as páginas Vikings, The Last Kingdom BR e Curioso Mundo, que juntas somam mais de 1,6 milhão de seguidores.Aficionado pelo tema, trabalho como editor-chefe e estou sempre em busca de levar informações sérias sobre o mundo das séries e filmes em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo