CuriosidadesSéries

Vikings: Youtuber visita o local apontado como túmulo de Bjorn Ironside

Conheça o local apontado como túmulo real de Bjorn Ironside.

O personagem Bjorn Ironside tornou-se um dos mais importantes de “Vikings“. Ele foi apresentado na série como primogênito de Ragnar Lothbrok e Lagertha. Apesar de nas Sagas Nórdicas o personagem ser mencionado como herdeiro de Aslaug, os produtores preferiram mudar esse detalhe para criar um conflito familiar entre Bjorn e Ivar.

Bjorn Braço de Ferro é apresentado pelas lendas nórdicas como um chefe viking e rei sueco que teria vivido entre os séculos 12 e 13, tornando-se um dos mais notáveis filhos do rei lendário Ragnar Lodbrok.

É dito que Bjorn tornou-se o primeiro governante da Suécia, mencionado em fontes contemporâneas como os Anais de São Bertin e a Crônica de Saint-Wandrille. Seu nome foi citado pela primeira vez no texto que detalha suas origens na história normanda de Guilherme de Jumièges.

Nele, é dito que Ragnar teria ordenado a Bjorn que deixasse o seu reino após ter se tornado rei. Ao lado de uma frota considerável de homens, ele deixou a Dinamarca e partiu rumo a Francia Ocidental, provocando devastação pelo caminho.

Suposto túmulo real de Bjorn Ironside

Na série de TV foi mostrada uma morte heroica do personagem. No entanto, acredita-se que ele tenha morrido como um homem rico e de velhice na vida real, após gravar o seu nome nas lendas e sagas nórdicas.

Antiquários reivindicaram no início do século 18 um montículo encontrado na ilha de Munsö, em Ekerö, no lago Mälaren, Suécia. O local foi apelidado de Björn Järnsidas hög, tendo em seu topo uma pedra com uma inscrição rúnica listada como U 13. O canal Stonetalk no Youtube visitou os fragmentos e compartilhou um vídeo mostrando um pouco do local apontado como o suposto túmulo de Bjorn Ironside.

Cesar Nascimento

Sou redator profissional com mais de 12 anos de experiência no ramo, tendo passado por sites como Área VIP e Blasting News.Nas redes sociais, administro as páginas Vikings, The Last Kingdom BR e Curioso Mundo, que juntas somam mais de 1,6 milhão de seguidores.Aficionado pelo tema, trabalho como editor-chefe e estou sempre em busca de levar informações sérias sobre o mundo das séries e filmes em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo