Eclipse solar anular 2023: Veja como será a visão do Sol em cada estado do Brasil
Neste sábado, 14 de outubro, o público terá a oportunidade de assistir ao eclipse solar anular, fenômeno no qual a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, originando um “anel de fogo”.
Alguns estados do Brasil, como Pará, Amazonas, Piauí, Maranhão, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, terão a oportunidade de ver o eclipse com maior totalidade.
Nos estados restantes, ele ainda será visível, mas de maneira parcial. É importante salientar que não se deve olhar diretamente para o fenômeno, pois isso pode resultar em danos graves à visão.
Para aqueles que buscam uma solução barata e viável, recomenda-se o uso de vidro de soldador N14 ou superior para assistir ao eclipse com segurança. Além disso, é necessário fazer pausas a cada 30 a 40 segundos, uma vez que, mesmo utilizando o equipamento, a radiação ainda continua prejudicial em longos períodos de exposição.
No vídeo gravado pelo canal Manual do Mundo no YouTube, é possível encontrar outras dicas importantes para aproveitar o eclipse anular em toda a sua totalidade e beleza.
Qual o horário do eclipse anular?
No Brasil, o fenômeno deve se iniciar a partir das 15 horas (horário de Brasília) indo até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas. Em locais como Rio Grande do Norte, o auge do eclipse deve ocorrer por volta das 15h45 e João Pessoa às 15h46.
Em outras regiões deve se iniciar por volta das 15h40 atingindo o seu ápice às 16h49, terminando às 17h50.